Seu negócio se posiciona?

Olá amigos gestores e empresários,

Uma breve pergunta: seu negócio se posiciona?

Daniel, que pergunta para iniciar um artigo! Vamos em frente…

Quando seu cliente pensa em uma marca em seu segmento de atuação, em qual posição numa escala de 1 a 5, você está? Como tem tratado esta importante questão?

Pense que, posicionamento estratégico, é a definição clara na percepção de seu público de quem você é, quais são seus diferenciais, como sua marca ou produto / serviço são relevantes a ele e, ele a você.

Neste momento, talvez do maior desafio de nossa geração, a maneira como você se posiciona e se comunica com seu cliente, é determinante para a longevidade de sua operação. Sei que parece óbvio, mas você avalia estes aspectos consistentemente em sua operação?

Muito se fala atualmente sobre inovação, nova normalidade, conceitos e lançamentos de cursos, com slogans de “regras do jogo mudaram”, enfim, tantas teorias, tendências, ações de marketing, opiniões.

Reforço que vejo como positivo todo este movimento, mas observo e tenho questionado (internamente, no Grupo FRVENDAS e com nossos clientes e parceiros) o quão fortes somos em nossa identidade empresarial para vencermos esta inesperada etapa, mediante o que construímos em com a marca. Paralelamente, também a capacidade de demonstrarmos isso ao nosso público – alvo. Relacionamento consistente, devido ao histórico, não somente ao momento.

No início deste período, ouvimos que o ideal era conversar com cada cliente, se manter perto dele e nos colocando a disposição. Num segundo momento, buscamos vender a todo custo, visto a necessidade de faturamento (o que se mantem, obviamente). Após, temos buscado estratégias digitais, gerar conteúdo, ver meios de redução de custos, ligar e visitar mais, enviar whatsapp, e-mail mkt, brindes aos principais clientes, enfim. Quanta coisa, não é mesmo?

Novamente, nada disso está errado. Então uma última pergunta para pensarmos juntos: estas ações são pontuais e emergências, ou sua empresa está apenas mantendo a consistência de proximidade junto ao seu mercado, que sempre existiu?

Pense rapidamente nisso, desenvolva uma ação breve e me coloco pessoalmente a disposição para auxiliá-lo neste simples, porém desafiador exercício de ser a principal marca lembrada por seu público – alvo neste tempo de tantes desafios.

Forte abraço e nos encontramos nos rumos da liderança de seu mercado.