Eu não sei prospectar clientes!

Bom dia Gestores em Vendas,

Eu não sei prospectar clientes!

Essa é uma das frases que mais escuto de empresários, empreendedores, consultores em vendas.

Apesar de saber que  prospecção é um desafio diário, você me faz a seguinte pergunta: quais são os problemas que a falta de novos clientes causam na minha empresa?

Vou apresentar algumas delas:

1° – Você é refém dos seus clientes de carteira

Se você não jogar o jogo que eles estão propondo, corre um sério risco de buscarem opções no mercado, visto que possuem forte assédio de concorrentes. Isso inclui redução de preços, tendo obviamente impacto direto em sua margem de contribuição e, como você não atua diretamente em prospectar e oxigenar sua base de clientes, vira refém deste cenário proposto.

2° – Você não comunica sua marca

Quando você não prospecta , você não comunica sua marca e, os clientes que poderiam conhecer e usar a seu produto ou serviço (tendo acesso, através de seu processo de prospecção), jamais terão relacionamento com você, consumindo outras opções do mesmo segmento. Parece óbvio, certo? Porém gostaria de fizesse uma reflexão: seu negócio sabe o impacto de não estar presente em campo o quanto deveria, proporcionalmente ao tamanho de seu mercado ou mesmo público – alvo?

3°- Você não consegue escalar seu negócio

Seu faturamento está limitado, tendo forte impacto na cadeia de crescimento em médio prazo. Com isto, está amplamente sujeito ao mercado (aumenta sua fatia de dependência em fatores externos), tendo muitas vezes dependência de um determinado funcionário que performa melhor, ou mesmo da concentração de poucos clientes, como citamos anteriormente. Você sabe como estará seu fluxo de negócio para os próximos meses? Ou sabe ainda, quantos clientes novos e habituais se relacionaram comercialmente com seu negócio nestes últimos ciclos.

Convido você, empresário, gestor e vendedor, para nos acompanhar por aqui. Iremos propor valiosas ações para você começar, de imediato, a prospectar clientes e, com isso, escalar sua empresa ao potencial de crescimento que ela, de fato, possui.

Bons negócios