Atendimento humanizado

Olá meus amigos gestores,

Gostaria de retomar nossas conversas sobre vendas, com um tema que voltou a ser pauta nos últimos anos e, agora, em tempos de pandemia, se fixou em lives, webinares, entre outros: Atendimento humanizado.

Conforme o próprio nome diz, este conceito é ligado a humanização, na personalização e no aspecto de integralidade. E quanto tratamos este ponto, uma palavra deveria vir a mente de todos nós: EMPATIA.

Tivemos, nestes últimos meses (e vejo com positividade), um forte impacto tecnológico nas relações comerciais. Ações que não seriam tão inovadoras, por estarem disponíveis muito antes da pandemia, ganharam este status de “inovação”, pela cultura em regiões diversas. Porém podem trazer certo “distanciamento” no “calor humano”, justamente por não estarmos tão adaptados e corrermos o risco de “esquecermos” da importância do contato tradicional.

Recentemente, escrevi um artigo sobre “propósito”, não somente para o Grupo FRVENDAS, mas também no livro “Atenda, Negocie e Venda com Maestria”, da Editora Leader, que tive o

privilégio de escrever com palestrantes e personagens do universo empresarial de todo o Brasil. Nele, reforcei a importância de empresas e pessoas em sua missão, naquilo que faz e dá sentido a uma determinada organização ou as pessoas que estão inseridas nela.

Tive muitos contatos de profissionais que se identificaram, mas não sabiam ao certo como reconhecer ou mesmo definir seu propósito. Comento este ponto aqui, pois em uma das conversas que tive, citei o fato de perdermos a “empatia” com nosso próximo, habitando hoje em nosso cotidiano empresarial, apenas a relação de ganho, do capital, dos lucros. Nada disso, obviamente  está errado (inclusive, discorri sobre no livro), porém o foco totalitário, sem compreender nosso próximo em seus anseios, dores, desejos, vontades, momento, hábitos, nos fazem colocar em xeque (em muitos casos), nossa essência e o privilégio que nos foi dado: transformar vidas, através dos relacionamentos que o meio empresarial nos traz.

Neste cenário de tantos desafios, num momento onde a pandemia nos coloca em nova posição, temos sim a condição de sermos protagonistas e mostrar que, antes dos negócios, nos preocupamos com nosso próximo. Saber quem ele é e como podemos marcar sua caminhada, nos traz, ainda que parcialmente, de volta nossa humanidade por muitos, deixada de lado.

Experimente desenvolver um atendimento humanizado em seu negócio, nas suas relações pessoais e com encante seu cliente, pelo valor que ele tem. Ele merece, não apenas por consumir em seu negócio, mas por ser uma pessoa, certo?

Falaremos, nos próximos artigos, sobre como podemos aplicar, na prática, ações de “Customer Experience”. Teremos o privilégio de ter convidados especialistas no tema, que irão enriquecer nosso entendimento sobre este importante conceito.

Um abraço e vamos firmes!!

Daniel Tonzar

CEO Grupo FRVENDAS