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Revista Gestão e Negócios

Outra empresa com foco em capacitação comemora a crise é a FRVendas. “O tipo de serviço que prestamos combina com a crise.” É com essa frase que Fabio Fiorini, da FRVendas, comemora um “boom” na prestação de serviços de sua empresa em 2015. “Na crise, as oportunidades devem ser mais bem aproveitadas, não há espaço para o erro. As empresas precisam melhorar, necessitam de ações que gerem bons resultados”, complementa. A FRVendas, agora uma rede de franquias, contribui principalmente com empresas em estado de alerta, que precisam de mais disciplina e produtividade. O crescimento da rede passou de 21% ao ano em 2012 para 54% em 2015, com faturamento de R$2,5 milhões e 42 franquias.

Reportagem de Michele Stella
Fonte: Meu Próprio Negócio –  (ed.156), uma publicação de circulação nacional da Editora Online.
  • Matéria: Revista Meu Próprio Negócio
  • Data: Abril de 2016

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“Nosso modelo de negócio é diferente. Atendemos principalmente empresas familiares, que dependem muito das pessoas. Hoje, todo mundo sofre com mão de obra. Desenvolvemos uma metodologia para dar disciplina aos funcionários’, explica Fiorini.

De acordo com o empresário, o bom funcionário é um executor de primeira linha, um campeão em execução. “Fazemos um mapeamento das tarefas de cada pessoa dentro da organização, focando no que gera resultado a curto prazo. A partir disso, é criada uma rotina a ser desenvolvida pela equipe, individualmente. Essas tarefas, repetidas, se tornam um processo de capacitação”, destaca.

Para o treinamento das pessoas, oferecido pela rede FRVendas, é considerada a demanda de cada empresa. Há pessoas, por exemplo, que em um primeiro momento têm dificuldade de prospectar clientes. Isso vai ser trabalhado com prioridade. Na sequência, pode haver uma falha no atendimento, que também será solucionada. “Tem de haver execução e não só teoria, daí a importância de um mapeamento para levantar os pontos a ser trabalhados no treinamento”, diz Fiorini.

Para fazer parte da rede, segundo o empresário, o investimento gira em torno de R$20 mil, modelo de micro-franquia. Não há necessidade de contar com uma estrutura física por que o trabalho é dentro das empresas/clientes. No entanto, o empreendedor precisa ter possibilidade de estabelecer uma rede de relacionamento empresarial em sua região, ter boa capacidade de liderança e, claro, gostar de se comunicar com pessoas. “O lado técnico desenvolvemos no franqueado com treinamento.”

Entre 1,2 mil empresas atendidas pela FRVendas, 40% são prestadoras de serviços. E, em tempos de crise, os novos franqueados estão recebendo um subsídio por meio de carência no pagamento. “Já estamos em 30 cidades brasileiras e em fase de teste no Paraguai, país com outra cultura empresaria, mas onde estamos consolidando nosso treinamento também”, conta Fiorini.

As principais dicas do especialista para quem está no mercado enfrentando a crise são: “Torne-se fã incondicional da disciplina nos processos; aproxime-se mais da equipe e acompanhe como estão sendo executadas as atividades; auxilie o progresso individual de cada funcionário em vez de só cobrar resultados, e lidere dando exemplo de como fazer e de organização. Nesse momento, é hora de ir para a linha de frente. Esse será o diferencial”, conclui.


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