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CASE REVISTA GESTÃO E NEGÓCIOS




Revista Gestão e Negócios

Franquia home based FRVendas apresenta método de gerenciamento de vendas para que micro, pequenos e médios empresários tenham mais clientes e alcancem o sucesso.

“Decidimos criar um método que auxilia a formar uma cultura de vendas em todos os profissionais que trabalham em empresas de pequeno porte, o que contribui com o próprio profissional em sua carreira. Consequentemente, o crescimento da empresa em que trabalha é inevitável”

FÁBIO FIORINI, CRIADOR E CEO DO GRUPO FRVENDAS

  • Cliente: Revista Gestão e Negócios
  • Data: Março de 2016
  • Site: www.gestaoenegociosdigital.com.br

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Ajudar o micro e pequeno empresário brasileiro a vender mais, com disciplina e perseverança, é o objetivo de Fábio Fiorini, criador e CEO do Grupo FRVendas. A marca, que ganhou novo nome em janeiro de 2016, foi fundada em 2011 e já auxiliou mais de 1.200 pequenos negócios a alavancar suas vendas. Fiorini, especialista em Branding e presidente do conselho de administração do Grupo Net Branding, que atende a empresas como Mundo Verde, Sebrae e Spoleto, e Raúl Candeloro, autor de mais de 15 livros sobre vendas e fundador e diretor da Revista VendaMais, se conheceram em 2007 e se tornaram grandes parceiros profissionais. Com o conhecimento que adquiriu em sua trajetória empresarial, Fiorini decidiu colocar em prática a ideia de criar o próprio negócio e convidou Candeloro para agregar sua experiência em conteúdos e ferramentas na construção da empreitada. Fiorini conta que a ideia surgiu de seu conhecimento adquirido em diversas empresas, de todos os portes, e suas constatações sobre a falta de profissionalização nos negócios menores. “Sempre nos deparamos com a questão: ‘nascemos pequenos e não poderíamos nos tornar elitistas’. Afinal de contas, as empresas de menor porte são as que realmente precisam de profissionalização e, especialmente, os profissionais que nela trabalham são sedentos por desenvolvimento. Com isso, decidimos criar um método que auxilia a formar uma cultura de vendas em todos os profissionais que trabalham em empresas de pequeno porte, o que contribui com o próprio profissional em sua carreira. Consequentemente, o crescimento da empresa em que trabalha é inevitável”, conta o CEO do Grupo FRVendas.

“Trabalhamos com um método que resolve o que os empresários precisam. Ou seja, levamos para seus colaboradores uma forma de vender mais, gerar mais comprometimento e envolvimento com a empresa”
FÁBIO FIORINI, CRIADOR E CEO DO GRUPO FRVENDAS

Para Fiorini, há três equívocos comuns nos pequenos negócios que atrapalham o crescimento das vendas: o gerenciamento de tarefas que levam ao atingimento de metas, treinamentos falhos e falta de monitoramento diário de tarefas. Diante disso, eles criaram o método eficiente para gerenciar a rotina de vendas e garantir seu crescimento.

A FRVendas se lançou de forma segura no mercado, em 2011, pois Fiorini e Candeloro puderam testar seu método com clientes de suas consultorias. Aos poucos, a eficiência e a melhora nos resultados foram afirmando o sucesso do sistema desenvolvido por eles. “Trabalhamos com um método que resolve o que os empresários precisam. Ou seja, levamos para seus colaboradores uma forma de vender mais, gerar mais comprometimento e envolvimento com empresa”, afirma.

Gerenciar a rotina de vendas é o principal mote do método criado pela FRVendas. Conforme explica Fiorini, o consultor da empresa mapeia as tarefas que levam as vendas em cada empresa e as tarefas exercidas por cada profissional. Ele imerge na pequena empresa, entendendo como cada pessoa atua para concretizar suas vendas.

Diante desse diagnóstico, um mapa de tarefas de resultados é criado com indicadores de crescimento para cada tarefa. Há planos de vendas e metas individuais, além de uma lista de realizações diárias. Em seguida, os profissionais são treinados de forma personalizada para que alcancem as metas. Mensalmente, o consultor da FRVendas refaz as análises e acompanha os resultados, pois o que foi conquistado no mês anterior determina qual é a estratégia de correção para o mês seguinte. Segundo Fiorini, os empreendimentos que adotaram o método registraram crescimento médio de 32% nos últimos seis meses.

As 1.200 empresas assistidas pela FRVendas já aumentaram suas vendas em 40% no período de crise, acompanhadas pelos consultores. “Todos os meses monitoramos tarefas, definimos metas individuais e treinamentos e geramos disciplina de execução com foco em vendas. Posso dizer com segurança que as empresas de menor porte passam a ter um executivo estratégico, treinador e gerenciador de rotina de vendas por um valor pequeno que muitas vezes custa menos da metade de um funcionário com mau desempenho”, avalia. O investimento para empreendedores que queiram conhecer o método da FRVendas varia entre R$950,00 e R$2.500,00 mensais.

Logo no ano seguinte da abertura, em 2012, a FRVendas entrou para o sistema de franchising, algo que fora planejado desde o início, pois sabiam que a ideia ganharia força e que não conseguiriam ocupar o Brasil sozinhos, afinal, são mais de 8 milhões de micro, pequenas e médias empresas em todo o País. Ao adentrarem no franchising, o crescimento logo se tornou ainda mais claro. Logo, a FRVendas estava presente em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Paraná, Minas Gerais e Goiás, com mais de 93% da rede operando com lucro acima do esperado. “Temos 38 operações em andamento e mais 12 para inaugurar no primeiro trimestre de 2016. Além disso, no último mês de novembro, iniciamos as operações na Ciudad del Este, no Paraguai, com a meta de expandir por todo o país ao longo de 2016”, conta Fiorini.

A microfranquia da FRVendas é home based e o franqueado ideal, segundo o CEO, precisa ter familiaridade com gestão de pessoas, gostar de gente e ter um mínimo perfil comercial, além do sonho grande de transformar o mercado. O negócio é de baixo risco, com baixo custo mensal e rapidez para equilíbrio e lucro.

Ao se tornar um franqueado, ele tem acesso a um mailing com mais de duas mil empresas para se aproximar e precisará de 30 clientes ao ano para ter a lucratividade esperada, em torno de R$15 mil mensais. A FRVendas oferece aos franqueados treinamentos mensais de reciclagem, materiais de marketing e vendas, suporte estratégico com especialistas e suporte na gestão financeira e estratégica.

Dentre as atividades realizadas pelo franqueado estão treinamentos dos empresários e seus funcionários, visitas a empresas e gestores para conversão em clientes, organização de eventos de apresentação, prestação de consultoria para micro, pequenos e médios empresários e organização e execução de campanhas de marketing para captação de clientes.

Felizmente, ele diz que o índice de problemas com franqueados beira a zero. “Nosso mantra é que o negócio pode dar certo ou errado, mas todos sabem que nos envolvemos em todas as etapas e fazemos o que for necessário para que os resultados sejam positivos. Isso gera envolvimento e reconhecimento de todos. Para entrar na franquia, o investimento é de R$20 mil e pode ser parcelado em 12 vezes direto com a franqueadora ou com o banco em mais parcelas. É uma forma que encontramos de entregar nossa promessa, cujo foco é crescer com resultados dos franqueados e não com a venda de franquias”, explica.

Desde a abertura da empresa, o crescimento tem sido forte e, em 2015, o negócio fechou com mais de R$2 milhões de faturamento. O crescimento anual tem sido de 30% ao ano, em relação a número de clientes de
franqueados, que é o que importa para a empresa, segundo Fiorini. “Hoje, juntos, nós da FRVendas entendemos que a gestão de indicadores individuais é a ferramenta ideal para alcançar os resultados, por isso, nossa metodologia própria, desenvolvida pelo Raúl, tem como base três indicadores: fazer com que nossos clientes tenham mais clientes, fidelizar esses clientes e fazer com que eles comprem mais. E pode ter certeza de que essa parceria vai longe”, decreta Fiorini.


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